[EXPERIMENTAÇÃO] Educação Física e Educação Ambiental - Maria de Lourdes Leite Paiva

Área do Conhecimento: Educação Ambiental
Segmento: Ensino Fundamental
Tipo de Instituição: Municipal

E-mail: lourdesleitep@yahoo.com.br

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Prêmio da II Feira de Ciências e Cultura de Fortaleza
Maria Paiva com as alunas

Alunas apresentando o projeto para estudantes

Desde o início da minha profissão como professora de Educação Física (2003) meu trabalho foi voltado para o esporte de rendimento, trabalhava numa Escola Estadual, e pode-se dizer que os alunos respiravam o esporte, fui coordenadora por dois anos do Projeto Esporte na Escola e fui muito bem sucedida, a nossa escola era modelo para as outras. Posteriormente, passei no concurso na Prefeitura Municipal de Fortaleza, e no meu primeiro dia nas escolas de atenção primária da educação básica, escolas municipais de Fortaleza, fiquei chocada com a realidade de cada criança, a violência existente no meio social na maioria delas refletia em sala de aula com colegas e professores. A partir deste momento o meu pensamento amadureceu no desejo de fazer algo para amenizar um pouco aquela realidade. No primeiro ano de escola municipal escolhi a educação ambiental para trabalhar com as crianças e a comunidade escolar, pois a calçada da nossa escola se transformava numa "rampa" porque todos os dias a própria comunidade colocava lixo nela. Iniciei uma sequência de seminários e palestras sem apoio de gestão, fiz um projeto de fabricação de desinfetante e detergente ecológicos a base de óleo de cozinha reutilizável. O projeto Aquaponia teve início em fevereiro de 2013, na Escola Municipal Maria Roseli Lima Mesquita, situada a rua Francisco Calaça de nº 1791, bairro Álvaro Weyne, com duas alunas do 6º ano “A”, durante a implantação do projeto foi envolvido a comunidade escolar mais precisamente as mães e avós, muitos adotaram a ideia de fazer um sistema no quintal de casa, por ter um custo muito baixo, o sistema de nossa escola foi todo adaptado, o nosso reservatório de água era de isopor (um depósito de alimentos da cozinha, as jardineiras foram aproveitadas da escola e o restante do material foi comprado por nossa diretora Raphaela Coelho, que sempre nos apoia, o projeto permaneceu até dezembro do ano passado, pois a escola passou por uma reforma e deve que desmontá-lo, a diretora está aguardando uma verba para construí-lo em local adequado e servir de modelo. Fomos selecionadas para apresentar a experiência na II Feira de Ciência e Cultura de Fortaleza. Devido o reconhecimento público a autoestima das alunas aumentou e elas ficaram muito felizes que apresentaram o trabalho. Além disso, o comportamento da maioria dos alunos melhorou.