INTERAÇÃO


 GENTE PRECISA APRENDER A SE AMAR

Esse livro foi inspirado em narrativas de dor, vergonha e dificuldades de lidar com o próprio corpo. Tem uma pitada de autobiografia da menina que realmente ficava confusa sobre gostar ou não do próprio nariz. Já convivi com muita gente que não gostava das orelhas, da espessura da perna, do cabelo crespo, das espinhas na testa ou do som da própria voz. Então são muitas histórias e diferentes experiências que foram me inquietando sobre a dificuldade de amar a si mesmo e de se auto cuidar e que agora ganham voz e forma em "Gente Precisa Aprender a se Amar”. Sendo o amor próprio uma das virtudes fundamentais para a vida de qualquer ser humano, além de ser o primeiro contato pessoal com o amor, Tatiana Zylberbeg vem refletindo e atuando de forma constante para conscientizar e tornar reconhecida as particularidades de cada ser. 



“Desejo que este livro possa inspirar intervenções criativas e sensíveis para trabalhar com crianças, jovens e adultos o tema do amor próprio e da autoestima. Que possamos problematizar e refletir sobre a ditadura da magreza, os hábitos alimentares não saudáveis, a ansiedade e a angústia, a influência da mídia na imagem corporal e sobre a importância das práticas do cuidado de si”, completa a autora, Tatiana Passos Zylberberg.


Conheça as experiências de utilização com o livro:


Aplicações com o livro em Minas Gerais 

Em 2018 a professora Adriana Consoli utilizou o livro "Gente precisa aprender a se amar", no Colégio Sagrado Coraçâo de Jesus em Itajubá-MG. Onde o livro foi apresentado pelos alunos do 6°1 e 6°2 do fundamental do CSCJ no evento "Pingos de arte".


                             
Aplicações com o livro em Fortaleza 

A Escola Municipal Professor Luis Recamonde Capelo (Fortaleza-CE) realizou o projeto "Gente precisa aprender a se amar" na disciplina eletiva "Oficina de Dança" ofertada pelo professor Iury Braga com apoio do bolsista do projeto Mais Educação - Caan Almeida, a partir do livro Gente Precisa Aprender a se Amar da autora Tatiana Passos Zylberberg com ilustrações feitas por Vera Lúcia Lefosse Pinke.
                                                
  
                                       


 

Bolsista Caan Almeida e Professor Iury Braga 


Centro de Convivência - Universidade Federal do Ceará





  Entrevista com Tatiana e Vera





Durante o IV Fórum das Virtudes houve o lançamento do livro Gente precisa aprender a se amar, quarto livro da autora Tatiana Passos Zylberbeg, que teve suas primeiras poesias publicadas em 1996. Com traços suaves preenchidos com lápis aquarela, a ilustração fica a cargo de Vera Lúcia Lefosse Pinke.