![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbDSHxVAs55XJm-s865oOJejGuphuPblRvvdlvpQr1NEePLyzy46ggMP7AyB17cULNEsjSOen4-K5YvBDcVsUQEMxOMJWT5P2iaj4zOlOb4xQta2xtsCWUPVzQQjTiSnMDI68E2_NvwK0/s1600/selopaulo.png)
O processo de estágio supervisionado na licenciatura é uma ferramenta didático-pedagógica importante por inserir o futuro professor na realidade escolar alicerçando a prática à teoria. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a experiência de estágio supervisionado de licenciatura em Educação Física em duas escolas públicas estaduais de Ensino Médio da cidade de Fortaleza-CE. O caminho teórico-metodológico escolhido para alcançar este objetivo foi uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e exploratória, baseada na visão epistemológica da pesquisa no/do cotidiano de Oliveira e Alves (2002), repensada por meio do olhar da Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (1995) e seus desdobramentos voltados a prática educacional, isto é, o marco teórico Ensino para Compreensão (EpC) de Wiske (1999). A análise metodológica baseou-se no método de pesquisa intitulado de Paradigma Indiciário de Ginzberg (1989). Esta pesquisa foi descrita em treze fio-cartas, que relatam ainda a reflexão dos estágios anteriores (infantil e fundamental) para auxiliar na resolução das inúmeras inquietações do estágio de ensino médio, foco deste trabalho. Duas escolas públicas, alunos de ensino médio e duas realidades que me colocaram diante de situações muito discrepantes, era preciso investigá-las, desvendá-las em sua complexidade, estava diante de questões profundas sobre a atuação docente na Educação Física. Neste percurso busquei elencar os indícios tecendo uma ampla rede de significados, inúmeras inquietações como discente-docente que emergiram mostrando a importância da imersão discente investigativa na realidade da escola para alicerçar a atuação docente comprometida e transformadora.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnX3DWZF8ZVUFmnN74m0We3y7sNc9MwwjLk2qM4-wYJinZCRFsjgF4ySUreh8s6uS8HySPkHTqrKAMNfwk-VbjhJY4454pqgLgPIHlq8ii0ng3ak8Y__yPXkzFTqOnJo2oVuqOCoryg34/s1600/Cartas.png)
![]()
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2hY1sTY3v2La1DPAoV6cFtL0Z6GqvToALRgAo-3hSJv7DwU0qUfZJV5kCsa4t5v-ZahZp3EtP9mJl5B_RYBH6YCY4GLVk0cNXa5hYRyDv8vuTNelh0WERqdikfzDoqCbHgPLJpkT6ovQ/s1600/baixararquivo.png)
Clique no botão acima para visualizar e baixar o arquivo do TCC.