[FORMAÇÃO] A IMPORTÂNCIA DA LUTA NO MEU DESENVOLVIMENTO HUMANO, PROCESSO FORMATIVO E NA DESCOBERTA DE SER PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: TRAVESSIAS AUTOBIOGRÁFICAS

Este é um trabalho de revisão de literatura, um tratado e/ou um testemunho de um jovem que no decorrer de seu processo formativo viu-se Homem e Professor. Na tentativa de utilizar a metodologia autobiográfica, o autor narra a sua história de vida utilizando referências específicas desta metodologia, relacionando-as com as fases da vida presentes no livro Odisseia do Desenvolvimento Humano de Thomas Armstrong (2011). A luta, conhecimento sociocultura
l historicamente construído e acumulado, é também um tema gerador das inquietações presentes no ser-investigador-do-autor, o qual foi marcado pela leitura de algumas obras que possibilitaram uma compreensão mais ampla da luta e do lutar: A Arte da Guerra de Sun Tzu (2008), o Gorin No Sho (O livro dos cinco anéis) de Miyamoto Musashi Sensei(2010). A narrativa de vida que permeia este trabalho interliga “memórias” intrauterinas até as primeiras intervenções de estágio supervisionado em turmas de ensino médio, mais especificamente com o ensino das lutas na Educação Física Escolar (EFE). A referência principal para analisar e refletir o ensino de lutas foi o livro Ensino de Lutas na Escola, do professor Heraldo Simões Ferreira (2012). E com o intuito de deixar explícito o valor educativo e didático da luta como bem cultural da humanidade utilizou-se os livros O Processo Civilizador de Norbert Elias (2011), e Pedagogia Histórico-Crítica de Demerval Saviani (2005), discutindo de forma reflexiva a importância do ensino das lutas na escola.

Autor: Filipe Damasceno Fernandes
E-mail: filipeljf@hotmail.com

Clique no botão acima para visualizar e baixar o arquivo do TCC.