[NARRATIVAS} André Sousa

André Sousa, 2017

Lembranças de Educação Física na minha vida escolar

Desde pequeno, na época de escola, sempre tive um grande apreço pelas aulas de Educação Física. Era aquela felicidade só de pensar que, pelo menos uma vez na semana, por mais que fosse por pouco tempo, eu teria um momento de “lazer” na escola.
Era pouco tempo, mas era bastante prazeroso. A gente se divertia, brincava, pulava, jogava, corria... isso era bom demais, e durante todo meu Ensino Fundamental foi assim. Nesse período nunca cheguei a ter uma aula teórica, dentro da sala de aula com um professor ensinando diversas coisas sobre Educação Física e esportes, minhas “aulas” sempre foram na quadra onde o professor chegava e dava a bola de futebol para os meninos e a de vôlei para as meninas, e “isso” ocorria todas as “aulas”.
O Ensino Fundamental acabou e eu fui para outra escola, e lá as coisas foram bem diferentes. Uma escola com uma infraestrutura bem melhor, onde havia um ginásio poliesportivo que propiciava aos alunos praticar diferentes tipos de esportes. Tinha quadra de vôlei, quadra de futsal, quadra de basquete... e eu como um grande amante dos esportes pude aproveitar cada um. Cheguei a fazer parte da seleção de futsal da escola, também participei de semanas culturais jogando vôlei.

No Ensino Médio, eu comecei a ter aulas de Educação Física tanto práticas como teóricas. Com isso eu pude aprender sobre as regras dos esportes, sobre o corpo humano e etc., e a partir disso tudo eu comecei a gostar ainda mais das aulas de Educação Física. O que antes eu via apenas como um momento de lazer na semana, agora eu já começava a ver de outra forma, onde o meu prazer de apenas jogar bola uniu-se com o prazer de aprender cada vez mais sobre tudo que envolve a Educação Física.