CARTAS DA TRAJETÓRIA DISCENTE-DOCENTE

O processo de estágio supervisionado na licenciatura é uma ferramenta didático-pedagógica importante por inserir o futuro professor na realidade escolar alicerçando a prática à teoria. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a experiência de estágio supervisionado de licenciatura em Educação Física em duas escolas públicas estaduais de Ensino Médio da cidade de Fortaleza-CE. O caminho teórico-metodológico escolhido para alcançar este objetivo foi uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e exploratória, baseada na visão epistemológica da pesquisa no/do cotidiano de Oliveira e Alves (2002), repensada por meio do olhar da Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (1995) e seus desdobramentos voltados a prática educacional, isto é, o marco teórico Ensino para Compreensão (EpC) de Wiske (1999). A análise metodológica baseou-se no método de pesquisa intitulado de Paradigma Indiciário de Ginzberg (1989). Esta pesquisa foi descrita em treze fio-cartas, que relatam ainda a reflexão dos estágios anteriores (infantil e fundamental) para auxiliar na resolução das inúmeras inquietações do estágio de ensino médio, foco deste trabalho. Duas escolas públicas, alunos de ensino médio e duas realidades que me colocaram diante de situações muito discrepantes, era preciso investigá-las, desvendá-las em sua complexidade, estava diante de questões profundas sobre a atuação docente na Educação Física. Neste percurso busquei elencar os indícios tecendo uma ampla rede de significados, inúmeras inquietações como discente-docente que emergiram mostrando a importância da imersão discente investigativa na realidade da escola para alicerçar a atuação docente comprometida e transformadora.

Autor: Klertianny Teixeira
E-mail: klertianny@gmail.com

Clique no botão acima para visualizar e baixar o arquivo do TCC.