[EXPERIMENTAÇÃO] Resgate de brincadeiras antigas nas aulas de Educação Física - Samya Severino

Segmento: Ensino Fundamental
Tipo de Instituição: Municipal
e-mail: samya_lima14@hotmail.com

Em meio as mudanças que a educação física escolar atualmente passa, além das inovações tecnológicas que devem ser implantadas em nossas aulas, é importante também proporcionar o resgate de brincadeiras antigas e a construção do material pelo próprio aluno. Sendo assim, durante uma aula para o 7º ano com o conteúdo de capacidades e valências físicas, especificando o equilíbrio dinâmico, estático e recuperado, trouxe para os meus alunos o andar sobre as latas (antigamente usavam quengas de coco). Foi uma festa só, pois além do equilíbrio de várias maneiras, os alunos ainda enfrentaram seus medos e vivenciaram o prazer de entregar-se a novas experiências, a ponto de pedir pra ficar com o material durante o intervalo e convidar os amigos das outras turmas a vivenciar também. É claro que essa não é uma experiência inovadora, porém, na minha escola e para meus alunos foi. Ver seus rostos felizes por vencer seus medos é impagável.

Material:
  • Latas de leite
  • Barbante ou cordas
  • Tesouras
  • Força de vontade
  • Coragem de parecer bobo e mesmo assim seguir em frente
  • Acreditar nas possibilidades além das "bolas".

VÍDEO: