[EXPERIMENTAÇÃO] Proposta de Intervenção Inovadora - Marcos Augusto Araujo Silveira

Segmento: Ensino Fundamental
Tipo de Instituição: Particular
e-mail: marcos_bsk@hotmail.com

Imagem ilustrativa
Gostaria de compartilhar uma forma inovadora de se trabalhar o conteúdo Basquete na escola. Ao se trabalhar o conteúdo basquete na escola inicio falando um pouco sobre a história da modalidade e como a mesma vem sendo difundida no Brasil e seus aspectos culturais. Durante essa aula divido a turma em 4 equipes, cada equipe apresentar um fundamento do Basquete: Drible, Passe, Arremesso e Rebote. Depois de dividir a turma e sortear os fundamentos, oriento que os grupos terão que pesquisar nas mídias existentes como são executados cada um dos fundamentos sorteados (os grupos devem, então, elaborar um texto/slide mencionando o fundamento da equipe) e gravar um vídeo onde TODOS da equipe terão que executar o fundamento respectivo. Vale ressaltar que as equipes terão uma semana para pesquisar e gravar o vídeo (a escola irá dispor do espaço e material necessário para a execução do trabalho). Após uma semana o professor irá receber e juntar todos os materiais dos alunos e irá apresentar a toda turma. Nesse momento, o professor irá pedir para cada equipe apresentar seu trabalho e irá corrigir possíveis erros existentes. Depois de todos os alunos apresentarem seus trabalhos o professor marca a próxima aula onde irá ser uma aula prática com o intuito de “experimentar” na prática todos os fundamentos trabalhados. No final da aula prática o professor junta toda a turma e faz uma “roda de conversa” onde será possível avaliar o aprendizado e como os alunos “aceitaram” a proposta inovadora de ensino utilizando a mídia na escola.