[EXPERIMENTAÇÃO] A Educação Física e as Deficiências - Luciana Fernandes

Segmento: Ensino Médio
Tipo de Instituição: Estadual

CONTATO

No início de 2013 abordaria o conteúdo das Deficiências nas aulas de Educação de Física, sobre temática: a Ed. Física e as Deficiências. Como meio para introduzir o conteúdo, primeiro fiz uma sondagem sobre o que os alunos pensavam a respeito, se era possível pessoas com deficiência praticarem atividades físicas ou esportes, se a educação física poderia contribuir e como na melhoria de vida dessas pessoas. Por seguinte utilizei as mídias visuais que abordavam as diferentes deficiências e a Ed. Física como meio igualitário, a posteriori fiz atividades que envolveram os alunos na elaboração e realização, os mesmos revezavam por atividades que abordavam as diferentes deficiências. 

Vendo tais atividades e achando interessante a participação dos alunos, um professor da área técnica da minha escola me propôs que realizássemos juntos um projeto que fomentasse maior aprofundamento nessa realidade. Proporcionamos aos alunos vivências com pessoas e profissionais deficientes, visitamos o Instituto dos Cegos, convidamos o Professor Cristiano Pontes e seu intérprete Pedro Magalhães para dar uma aula de LIBRAS, também participamos da semana da Inclusão, proporcionada pela Secretaria de Educação da Caucaia, fechando o evento com a palestra de Edjane Alves (surda-cega) e autora de livros. Para fase final do projeto, os alunos escolheram qual deficiência abordariam. 

O projeto que denominamos de “Reeduca - Acesso Visual" promovia, não só a Educação Física, mas a interdisciplinaridade, por meio da aplicação e adaptação de algumas disciplinas, visando a melhoria do atendimento as pessoas com deficiência visual, através de recursos desenvolvidos sob avaliações funcionais de habilidades visuais e necessidades educacionais. Este projeto conquistou o 3º lugar na Feira de Ciências da SEFOR, edição 2013.