[EXPERIMENTAÇÃO] I Mostra de Curtas Esportivos do IFRN Campus Parnamirim-RN - Rafael de Gois Tinôco

Autor: Rafael de Gois Tinôco
Segmento: Escola de Ensino Médio Mariano Martins
Tipo de Instituição: Federal - Ensino Médio
e-mail: rafaeldegois@hotmail.com

Foto da I Mostra de Curtas Esportivos do IFRN
O cinema e seus filmes sensibilizam e provocam encantamento. Em suas narrativas podemos compreender melhor o outro e a si mesmo como ser social. Trata-se de experienciar o mundo criticamente, ultrapassar os limites que nos são postos no ato de pensar, de ser e de seguir padrões, ou seja, é o espaço onde o pensamento, reflexão e criação se encontram.
Ao reconhecer que o cinema tem papel fundamental na formação cultural do indivíduo e que, apreciar filmes, na TV ou na sala escura, pode ser considerada uma prática corriqueira em quase todas as camadas sociais, não podemos negar sua presença no universo escolar. É bem verdade que essa união entre cinema e Educação ainda é de difícil realização, muito pela não utilização, por parte dos professores, desse recurso audiovisual ou pelo seu uso dado de forma improdutiva sem o devido cunho didático-pedagógico ou ainda pelo não aparelhamento da escola com esse aparato.
Nessa perspectiva, o objetivo dessa experimentação dissertativa foi substancializar o conteúdo esporte nas aulas de Educação Física escolar, a partir da utilização da cinematografia. A metodologia do processo de ensino-aprendizagem se baseou na pesquisa-ação e a metodologia à criação audiovisual dos estudantes se baseou na mídia-educação. O campo de pesquisa foi o IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) Campus Parnamirim e os sujeitos pesquisados foram os alunos das quatro turmas do 2º Ano do Ensino Médio Integrado, durante um bimestre letivo da disciplina Educação Física. Como resultados tivemos que o cinema apareceu como um importante elemento educativo e social aos estudantes, muito por causa da sua capacidade artística difusora e introdutória, além de sua experiência coletiva e/ou individual. Ele também operou na consciência dos alunos referente a diversas questões esportivas e socioculturais, se caracterizando numa relevante ferramenta de intervenção pedagógica.