[EXPERIMENTAÇÃO] Esporte Orientação: Uma Experiência no Ensino Médio

Nome da Escola: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN – IFRN
Segmento: Ensino Médio
Tipo de Instituição: Federal

O relato diz respeito a intervenção de mestrado realizada no IFRN Campus Parnamirim, com 154 alunos do 2º ano do ensino médio, que teve como objetivo: tematizar, problematizar e vivenciar o Esporte Orientação. A metodologia de ensino utilizada, foi a mídia-educação e o material midiático trazido é fruto da inventividade e construção do conhecimento dos próprios aprendentes. O Esporte Orientação é uma modalidade que vem crescendo no Brasil e no mundo e que consiste basicamente em orientar-se em lugares desconhecidos utilizando apenas uma bússola e um mapa para partir do ponto ”zero” até o ponto de chegada em um bom tempo e passando por checkin´s , vários tipos de terrenos (arenoso, floresta, lama,...) e diversos obstáculos. O Esporte Orientação é uma modalidade muito séria e possui seu próprio órgão regulamentador, a IOF (International Orienteering Federation) que dá respaldo desde o público amador até o profissional.