ApropriAÇÃO do corpo: a jornada de uma professora de Educação Física

O presente estudo é resultado de um processo auto-etnográfico (Oliveira, 2013), realizado a partir de experiências vividas e de fotografias auto narrativas, que retratam um relato de memória afetiva na transformação de um corpo tímido e retraído para um corpo vivo, senciente, de possibilidades e apropriado de si mesmo. O trabalho mostra o percurso do meu corpo desde a infância até o ensino superior, percorrendo sem necessária linearidade, as ramificações vividas no curso de graduação em Educação Física da Universidade Federal do Ceará. Constam relatos sobre o Projeto Círculo da Juventude, Círculo Augusto Boal de Estudos Artísticos – CABEARTES e Núcleo de Integração Somaestética – NISE, somados à outras experiências formativas. Faço uma análise das mudanças sentidas no corpo por meio de exercícios, jogos e leituras. Ao decorrer do trabalho diversos momentos são relatados, a partir da afetação de memórias ressurgidas de fotografias, ora por releitura de textos e contextos anotados em diários de aula. Encontram-se, nesta narrativa monográfica, fotografias, poesias, documentos, pensamentos, criações e algumas imagens significativas para a compreensão da apropriação do corpo. O trabalho revela a minha metamorfose para uma breve/futura professora de Educação Física que anseia (sempre) libertar corpos.

Autor: Juliana de Oliveira Barros

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