[NARRATIVAS] Gildevan Albuquerque

Gildevan Albuquerque, 2013

Meu colegial foi marcado por vários momentos. Em todas as matérias, as lembranças me saltam como se tivessem acontecido ainda ontem. Dentre tantas memórias, somente as de educação física não são tão fortes. Talvez por isso eu esteja aqui hoje. Grande parte das lembranças que tenho é do professor dizendo: "assinem seu nome no papel e estão liberados”.

O que mais me indignava não era o método do professor em si e sim a imagem que ele deixava para seus alunos sobre a educação física. Sempre observei isso como um contraponto das minhas expectativas. Posso não parecer “o atleta”, mas sempre puxava o "racha", mesmo sabendo que já tinha sido liberado pelo professor para ir para casa. Não minto que via esse curso como largado, aonde se formavam pessoas especialistas em "peladas". Mas meu fascínio pelos esportes e como eles faziam pessoas totalmente diferentes interagirem de forma assombrosamente perfeita em prol de um objetivo, me fez “pagar para ver” e estou a cada dia mais satisfeito com minha escolha. Como é bom se enganar às vezes.

Mesmo que eu ainda esteja cursando o 1° semestre, já sou capaz de dizer que o mundo da educação física do colegial é mínimo perante a galáxia de opções que temos na universidade e me frustra saber que, mesmo com esse leque gigante, ainda existam professores medíocres, ao ponto de dar uma aula apenas fazendo uma bola rolar na quadra. Lógico que estou falando de uma experiência própria e que não estou generalizando. Porém, venhamos e convenhamos, essa história deve ser bem parecida com a de muita gente que possui o mesmo pensamento que o meu.

O fato é que devido a tais profissionais, o professor de educação física acaba sendo visto como inferior aos docentes das demais matérias, e como gosto de provar o contrário sempre, cá estou eu no curso, descobrindo mais do mesmo, o porquê do mesmo. Absorvendo e refletindo sobre e extraindo aquilo que sempre quis saber sobre o curioso mundo da educação física. Fascinando-me cada vez mais com o poder e a capacidade do corpo do ser humano.