[NARRATIVAS] Lara Sampaio

Lara Sampaio, 2014

A educação física sempre esteve presente na minha vida, embora não tenha sido tão notada. Na infância vivi ótimos momentos de lazer e recreação, na escola lembro-me que tive vários professores de outras disciplinas fazendo papel de educador físico, davam-nos uma bola e nos mandavam brincar de carimba, bandeira e outras brincadeiras mais voltadas para a recreação. Quando fui para uma escola maior à educação física era realmente com professores específicos de educação física, lembro que as aulas eram divididas e se resumiam a quatro esportes durante o ano, e foi assim do meu 7° ao 2° ano do ensino médio, pratiquei sempre os mesmo esportes. Passei a praticar poucas aulas práticas e comecei a fazer algumas aulas teóricas, pois as práticas estavam se tornando monótonas e pouco divertidas, quer dizer nesse período um ou dois professores no máximo tentavam fazer algo lúdico, era difícil controlar tantos alunos, os meninos na sua grande maioria só queriam a bola e a quadra e não ligavam para os fundamentos ou brincadeiras e as meninas também na grande maioria achava ótimo não participar, afinal pra quê fazer uma atividade sem graça que “não traria benefício algum” e só servia para suar o uniforme e voltar para a sala de aula fedendo e cansada para assistir mais algumas horas de aula? Os esportes eram sempre: Basquete, Handebol, Futsal e Voleibol, necessariamente nessa ordem. Com essa divisão, passei um bom tempo da minha vida acreditando existir apenas esses quatro esportes e não via a possibilidade de praticar e conhecer outros. No 3° ano do ensino médio quando fui escolher a faculdade e o curso que iria fazer não me imaginava na educação física, nesse mesmo ano no colégio não existia essa disciplina pros alunos pré-universitários. Fiz o ENEM e coloquei o curso de educação física nem eu mesmo sei por que, e pensando que não iria concluir. Quando começou as aulas vi que eu iria gostar e desisti de trancar o curso, com o passar dos semestres percebi que era o que eu tinha e tenho que fazer e as possibilidades da educação física são muitas. Com o passar dos semestres descubro e duvido de muitas coisas e pretendo continuar assim. As vivências, as pessoas, as possibilidades são encantadoras. As memórias que tenho até hoje me fazer querer mais desse curso, dessa área tão humana e saudável que é a educação física.