[EXPERIMENTAÇÃO] Expressão Corporal:

Nome da Instituição: Grupo de Atendimento Emergencial
Segmento: Alunos do Projeto
Tipo de Instituição: Projeto Social

O projeto foi realizado no G.A.E: Grupo de Atendimento Emergencial, instituição filantrópica fundada em 2008, com funcionamento na Escola Estadual Senador Osires Pontes no bairro Canindezinho, aos sábados e domingos no período vespertino com o objetivo de proporcionar aos alunos a vivência da expressão corporal por meio da música e do contato com os colegas. Faço parte da diretoria geral do grupo como Professor de Educação Física desenvolvendo um trabalho totalmente voluntárioInicialmente foi realizada uma aula para avaliação diagnóstica sobre o conhecimento dos alunos sobre a temática expressão corporal no dia 13 de março de 2016 (primeiro dia), foi colhido que os mesmos entendem o termo como sendo ligado diretamente à dança, movimento, corpo, música e ritmo. No segundo momento foi indagado aos alunos sobre qual gênero/ritmo de música favorito e mais especificamente foi solicitado a todos que falassem o nome de uma música, todos foram ouvidos e suas respostas foram anotadas. No segundo dia, 20 de março de 2016, foi realizado a parte prática do Projeto Expressando-se Corporalmente, participaram um total de 13 alunos, sendo 4 do gênero feminino e 9 do masculino, com idade entre 10 e 17 anos, o local escolhido para a atividade foi a sala de Educação Física da escola e foi utilizado como recurso pedagógico, uma televisão, um pen drive com músicas, celular para fotografar e vendas feitas com blusas reservas solicitadas aos alunos. Primeiramente foi explicado aos alunos como iria ocorrer à prática e que todos estariam vendados durante a realização da atividade, com os participantes em pé alinhados em um círculo foi dado início, as músicas tocadas, escolhidas pelos próprios alunos advinham de vários gêneros como: rock, gospel, pop, e funk. Percebe-se com a escolha musical o variado gosto musical dos participantes, não prevalecendo nenhum estilo sobre o outro. Durante a realização da prática na sala, enquanto as músicas tocavam, os alunos deveriam se movimentar de maneira espontânea, dançando, sentindo e ouvindo a música, foi pedido aos participantes em alguns momentos para dançarem em duplas, trios, quartetos e até mesmo coletivamente com todos. Após tocar todas as faixas escolhidas pelos alunos, foi colocado um arquivo com um CD de musicas do gênero clássico como Mozart e Beethoven, para experimentação e apreciação dos participantes, servindo também como um momento de relaxamento final da atividade. Na parte final da realização do projeto foram colhidos depoimentos dos alunos sobre a atividade e o que acharam da vivência no Projeto de Expressão Corporal aplicado em sala. O encerramento se deu com uma reflexão e um debate com todos os alunos sentados em um círculo sobre as sensações, sentimentos e movimentos experimentados ao som da música, de olhos vendados e com o contato individual e coletivo e também sobre a importância da expressão corporal dentro da Educação Física. Em uma perspectiva geral acredito que o projeto realizado alcançou todos os objetivos almejados, os alunos demonstraram bastante entusiasmo e interesse com proposta, e serviu como uma experiência nova para minha profissão, trabalhar o conteúdo dança através de um olhar próximo a realidade dos alunos. Nos depoimentos os alunos relataram gostar do que foi realizado, principalmente por ser algo novo e aplicado de uma maneira diferenciada, em relação às músicas, eles entenderam que cada um tem seu gênero e que devem respeitar o do outro, também segundo os áudios o contato com os colegas foi natural e fluiu para a maioria dos alunos como algo divertido, já para a minoria foi algo estranho e meio desajeitado por conta do espaço não ser tão grande e também por todos estarem de olhos vendados. Durante a observação pude perceber que de acordo com a música tocada os alunos se expressavam de maneiras diferentes, isso se dá justamente por conta das opiniões e gostos diferentes de cada um. Quando ao final da atividade foi tocado o CD de músicas clássicas, sentir que o gênero musical era estranho aos ouvidos dos alunos e aquele momento foi algo novo e diferente para eles, o que é um ponto positivo para o projeto. Com a realização desse projeto pude confirmar ainda mais que é possível trabalhar com a dança dentro da escola e isso na maioria das vezes só depende da boa vontade do professor de estudar e se aprimorar ainda mais em sua missão docente e também o quanto se faz importante à utilização das mídias tecnológicas para o registro e documentação das atividades realizadas.