Autor: Eduardo Cipriano Carneiro
Nome da Instituição: Grupo de Atendimento Emergencial
Segmento: Alunos do Projeto
Tipo de Instituição: Projeto Social
O
projeto foi realizado no G.A.E: Grupo de Atendimento Emergencial, instituição
filantrópica fundada em 2008, com funcionamento na Escola Estadual Senador
Osires Pontes no bairro Canindezinho, aos sábados e domingos no período
vespertino com o objetivo de proporcionar aos alunos a vivência
da expressão corporal por meio da música e do contato com os colegas. Faço parte da diretoria geral do grupo como
Professor de Educação Física desenvolvendo um trabalho totalmente voluntário. Inicialmente
foi realizada uma aula para avaliação diagnóstica sobre o conhecimento dos
alunos sobre a temática expressão corporal no dia 13 de março de 2016 (primeiro
dia), foi colhido que os mesmos entendem o termo como sendo ligado diretamente à
dança, movimento, corpo, música e ritmo. No
segundo momento foi indagado aos alunos sobre qual gênero/ritmo de música
favorito e mais especificamente foi solicitado a todos que falassem o nome de
uma música, todos foram ouvidos e suas respostas foram anotadas. No
segundo dia, 20 de março de 2016, foi realizado a parte prática do Projeto
Expressando-se Corporalmente, participaram um total de 13 alunos, sendo 4 do
gênero feminino e 9 do masculino, com idade entre 10 e 17 anos, o local
escolhido para a atividade foi a sala de Educação Física da escola e foi
utilizado como recurso pedagógico, uma televisão, um pen drive com músicas,
celular para fotografar e vendas feitas com blusas reservas solicitadas aos
alunos. Primeiramente
foi explicado aos alunos como iria ocorrer à prática e que todos estariam
vendados durante a realização da atividade, com os participantes em pé
alinhados em um círculo foi dado início, as músicas tocadas, escolhidas pelos
próprios alunos advinham de vários gêneros como: rock, gospel, pop, e funk. Percebe-se
com a escolha musical o variado gosto musical dos participantes, não
prevalecendo nenhum estilo sobre o outro. Durante
a realização da prática na sala, enquanto as músicas tocavam, os alunos
deveriam se movimentar de maneira espontânea, dançando, sentindo e ouvindo a
música, foi pedido aos participantes em alguns momentos para dançarem em
duplas, trios, quartetos e até mesmo coletivamente com todos. Após
tocar todas as faixas escolhidas pelos alunos, foi colocado um arquivo com um
CD de musicas do gênero clássico como Mozart e Beethoven, para experimentação e
apreciação dos participantes, servindo também como um momento de relaxamento
final da atividade. Na
parte final da realização do projeto foram colhidos depoimentos dos alunos sobre
a atividade e o que acharam da vivência no Projeto de Expressão Corporal
aplicado em sala. O
encerramento se deu com uma reflexão e um debate com todos os alunos sentados
em um círculo sobre as sensações, sentimentos e movimentos experimentados ao
som da música, de olhos vendados e com o contato individual e coletivo e também
sobre a importância da expressão corporal dentro da Educação Física. Em
uma perspectiva geral acredito que o projeto realizado alcançou todos os
objetivos almejados, os alunos demonstraram bastante entusiasmo e interesse com
proposta, e serviu como uma experiência nova para minha profissão, trabalhar o
conteúdo dança através de um olhar próximo a realidade dos alunos. Nos
depoimentos os alunos relataram gostar do que foi realizado, principalmente por
ser algo novo e aplicado de uma maneira diferenciada, em relação às músicas,
eles entenderam que cada um tem seu gênero e que devem respeitar o do outro, também
segundo os áudios o contato com os colegas foi natural e fluiu para a maioria
dos alunos como algo divertido, já para a minoria foi algo estranho e meio
desajeitado por conta do espaço não ser tão grande e também por todos estarem
de olhos vendados. Durante
a observação pude perceber que de acordo com a música tocada os alunos se expressavam
de maneiras diferentes, isso se dá justamente por conta das opiniões e gostos
diferentes de cada um. Quando ao final da atividade foi tocado o CD de músicas
clássicas, sentir que o gênero musical era estranho aos ouvidos dos alunos e
aquele momento foi algo novo e diferente para eles, o que é um ponto positivo
para o projeto. Com
a realização desse projeto pude confirmar ainda mais que é possível trabalhar
com a dança dentro da escola e isso na maioria das vezes só depende da boa
vontade do professor de estudar e se aprimorar ainda mais em sua missão docente
e também o quanto se faz importante à utilização das mídias tecnológicas para o
registro e documentação das atividades realizadas.