[NARRATIVAS] Beatriz Maia


Beatriz Maia, 2013


          O que lembramos quando ouvimos a expressão ‘Educação física escolar’? Bem, posso dizer, enquanto graduanda em Agronomia e ex-aluna de educação física nos tempos de colégio, que não mais que partidas de futebol, vôlei ou carimba.
          As aulas ocorriam às sextas-feiras. Íamos para o colégio já com o traje apropriado e com a felicidade de que, pelo menos, durante 50 minutos, extravasaríamos a vontade de correr acumulada da semana. Já estava certo: meninas jogavam vôlei e meninos, futebol, com a desculpa de que meninos tem força demais para jogar com meninas, frágeis e sem muitas habilidades com a bola.
          No ensino médio, a professora tentou inovar um pouco. Era dita como chata, pois não podíamos mais jogar a nosso bel prazer. Nosso instrumento não era mais só a bola, agora havia cones, bambolês e circuito de obstáculos. Foi um Deus nos acuda quando a pobrezinha resolveu passar um seminário valendo nota e com perigo de ficar para recuperação em Educação Física!!
          Posso dizer que em pouco mais de uma semana conhecendo mais sobre esses/as futuros/as profissionais que não esperava encontra-los/las debatendo sobre juventude, gênero, sexualidade ou sobre a influência que ferramentas midiáticas têm nos dias atuais sobre a sociedade. Logo eu, eu.. que me fazia de entendida por já debater também sobre isso e sobre outros temas, porém tendo uma visão restrita e corporativista dentro do meu Curso e da minha federação. Por que é sempre mais fácil debater com quem é do nosso time!