[NARRATIVAS] Deuziane Brito

Deuziane Brito, 2012

Praticamente toda minha vida escolar foi no Colégio da Polícia Militar do Ceará. Aprendendo não só as disciplinas básicas, mas certas regras da conduta militar. O ginásio do colégio, que pode ser invejado por qualquer ginásio de escola privada, não era exclusivamente para as aulas de Educação Física ou para treinamento das seleções, existiam algumas solenidades que eram realizadas ali, obrigatoriamente a solenidade do 3º ano de Ensino Médio.
          Mas eu to aqui pra falar das aulas de Educação física, eu entrei neste colégio na 2º serie do ensino fundamental nesse período as aulas de educação física era no contra- turno, ou seja, se você estudava pela manhã, fazia educação física à tarde. Nós podíamos optar por uma modalidade ou esporte, nesse tempo até tinha balé e Karatê.
          Durante dois anos fiz vôlei e depois mais dois anos de natação. Depois eles resolveram mudar esse sistema, quem me dera se tivesse sido pra melhor, ate que a intenção era boa. A partir da 6º serie a educação física seria dividido no ano, por modalidades, a cada dois meses um esporte diferente. Num sei por que, mas eu não lembro de ter passado por futsal ou basquete. E também passou a ser no mesmo turno das aulas regulares.
          Quando chegou o ensino médio desandou foi tudo, os professores faziam aquele papel de “jogar a bola”, só se davam o trabalho de dividir a quadra, de um lado futsal pros meninos e de outro carimba ou aquele “raxa” de vôlei para as meninas. Só vim a ter uma prova teórica de Educação física no 3º ano do ensino médio, onde a gente nem era obrigada a participar das aulas. Nossas provas práticas eram testes de resistência [...]