[NARRATIVAS] Thallysson Jardel


Thallysson Jardel, 2012


          As aulas de Educação Física eram ministradas em aulas práticas e teóricas – quando tinham – sobre esportes coletivos. As aulas da disciplina supracitada só iniciaram a partir da 5ª série (“parece” que o movimento antes dessa faixa etária é “desnecessário”), pois até a 4ª série quem ministrava as aulas eram as pedagogas (não me recordo de nenhum momento das minhas aulas até esse período). Nas aulas teóricas eram tratados fatos históricos sobre como surgiu cada esporte, seu desenvolvimento, regras, características, ou seja, todos deveriam sair árbitros e historiadores da modalidade. Não que eu seja contra o conhecimento das regras, mas da maneira como era abordado não fazia muito sentido, isso com a visão que tenho atualmente como estudante de graduação em Educação Física. Como os fatos históricos de cada modalidade poderiam ter sido relacionados com os acontecimentos da época.
          Já nas aulas práticas tudo era “maravilhoso” (sob o olhar limitado do passado), pois íamos para as aulas de Educação Física apenas praticar esporte, e como tinha uma bagagem motora já considerável sempre estava entre os destaques em todas as modalidades (não que eu fosse o melhor em todas, mas dava pra enganar e ser sempre disputado para compor o time de quem tirava os mesmos). Meninas e meninos em horários distintos, como era maravilhoso por um lado e ruim por outro. Ruim pelo fato de não poder dar uma paquerada, mostrar para elas os meus dons e dotes físicos, corporais, etc, e maravilhoso porque elas não iriam nos atrapalhar, pois a única coisa que “sabiam” fazer era jogar carimba e olhe lá.
          Participei das aulas de Educação Física até começar a representar o colégio na seleção de futsal (não me recordo de [...]